Além de todas as questões fundamentais para o aprendizado da criança e do jovem, é imprescindível eles terem a consciência da sustentabilidade. Através do Projeto Horta, crianças aprendem de uma maneira lúdica sobre biologia e passam a ter contato direto com a plantação. Hoje elas colhem, cuidam do solo e fazem as plantações continuamente.
Nas noites de segunda a sexta-feira é distribuída aproximadamente 3 litros de sopa por família. Iniciativa da Fundação Gentil Afonso Durães, que conta com empresas parceiras, desde a aquisição e processamento da matéria, elaboração, preparo até a distribuição, que ocorre sempre com a participação de funcionários das empresas parceiras como voluntários.
A proposta é capacitar os alunos, que possuem pouco ou nenhum conhecimento em informática, a fazerem uso independente de computadores. O conteúdo do curso compreende na orientação básica dos programas do pacote de escritório, e-mail, desenhos digitais e gerenciamento de arquivos. Contribuindo assim, com a preparação dos trabalhadores para as novas exigências do mercado de trabalho.
São realizados semestralmente palestras de orientações para os alunos e seus familiares. Abrangendo todos os assuntos orientação nutricional, sexual, saúde, segurança entre outros.
Para que a criança e o jovem tenha mais acesso à natureza sinta o interesse pela busca pelo conhecimento, surgiu o Projeto Meio Ambiente. As atividades incluem palestras, dinâmicas, passeios ecológicos, reciclagem e respeito a proteção do meio ambiente. O projeto também pretende despertar a comunidade a consciência coletiva com relação aos problemas ambientais
O Projeto Dia da Beleza torna possível para os alunos da Fundação Gentil Afonso Durães usufruam dos serviços de um renomado salão da zona oeste. Dentre os serviços prestados, os corte de cabelo, manicure, pedicure, tintura, alisamentos, entre outros. Tudo os serviços prestados são gratuitos e com muito carinho e solidariedade.
Uma iniciativa lançada a cerca de 9 anos, vem proporcionando saúde bucal às crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e participantes da Fundação Gentil Afonso Durães.
O objetivo do projeto é oferecer procedimentos odontológicos educativos, preventivos e curativos, fazendo com queo paciente retorne ao consultóriosemestralmente para manutenção do tratamento.
O projeto destaca-se pelos bons resultados conseguidos, e ascendente aumento d o número de crianças e adolescentes atendidos, acompanhando assim o crescimento da instituição.
A responsabilidade do atendimento se faz por parte da Dra. Michele Firmino (CRO 79.468).
Desde 2005 a Fundação Gentil Afonso Durães tem parceria com o Senac, realiza o Projeto Aprendiz. Inicia através da busca e identificação de jovens talentos dentro da comunidade. Os selecionados são alocados aos diversos departamentos administrativos das empresas parceiras da Fundação Gentil Afonso Durães, para executarem tarefas que vão agregar conteúdo profissional a sua formação escolar. Além de serem orientados pelos gestores dos projetos, frequentam assiduamente aulas do ensino médio e do curso profissionalizante ministrado pelo Senac.
O projeto tem sido muito bem avaliado tanto pelos gestores como pelos próprios aprendizes, vide os resultados gerados.
Em 2005, a Fundação Gentil Afonso Durães se cadastrou no Fundo Social do Estado de São Paulo, recebe todos os anos cobertores e agasalhos da Campanha do Agasalho que são destinados as crianças e jovens.
Em parceria com o Centro Médico Diagnóstico Prever, são realizados exames de coleta de sangue, controle de peso e altura, parasitológicos e fonoaudiólogonas crianças da Fundação Gentil Afonso Durães.