O reforço escolar para os alunos da Fundação Gentil Afonso Durães consiste em fazer o acompanhamento escolar, a realização das tarefas de casa, esclarecimento de dúvidas nas diversas disciplinas escolares, orientação na elaboração de trabalhos de pesquisas e revisão de conteúdos, tendo por principal objetivo melhorar o aproveitamento no rendimento escolar.
Ensino de inglês como instrumento de educação proporcionado ao pré-adolescente e o adolescente o contato com uma nova cultura, além de ser um conhecimento extremamente importante para a sua carreira profissional.
Expressar-se é caraterística fundamentar da arte, sempre criando um trabalho reflexivo de suas inquietudes, sejam elas quais forem. A ideia deste projeto é por em prática é uma peça teatral escrita e apresentada pelos alunos da fundaçao. Trabalho feito através de dinâmicas e exercícios, para descobrir temas e assuntos que são de seus interesses e que gostariam de encená-los.
A música pode ser uma forma lúdica de aprender as lições da sala de aula, o aprendizado pode estar relacionando em tudo, desde história até a matemática. E além de ajudar as crianças a aprenderem brincando, objetivo fazer com que as crianças aprendam trabalhar em grupo, o individual e principalmente saber ouvir.
A proposta é capacitar os alunos, que possuem pouco ou nenhum conhecimento em informática, a fazerem uso independente de computadores, contribuindo assim, com a preparação dos trabalhadores para as novas exigências do mercado de trabalho.

O conteúdo do curso compreende na orientação básica dos programas do pacote de escritório, e-mail, desenhos digitais e gerenciamento de arquivos. Contribuindo assim, com a preparação dos trabalhadores para as novas exigências do mercado de trabalho.
Incentivo ao esporte através da arte marcial coreana, como uma forma de ensiná-los a agir com maior disciplina e até mesmo, um comportamento menos violento dentro e fora da sala de aula.